Estrutura completa de serviços ambientais e florestais
A Brasil Diverso Soluções Ambientais Ltda é uma empresa especializada em consultoria, implantação, manutenção e monitoramento de projetos de restauração ecológica com 10 anos de experiência e mais de 1 milhão de mudas nativas plantadas exclusivamente em projetos de conservação ambiental. Sua estrutura hoje é composta por um time de 18 colaboradores sendo 3 no back-office (1 coordenador técnico, 1 especialista em geoprocessamento e 1 assistente administrativo) e 15 em campo, contando ainda com 1 trator 4×4 com implementos, 2 pickups 4×4 diesel com carretas adaptadas para serviços de plantio, maquinaria completa de limpeza e preparo de áreas de plantio, além de um viveiro de mudas nativas exclusivo com capacidade de produção de 200.000 mudas por ano.
O que é restauração ecológica?
É o trabalho de conduzir o restabelecimento dos processos naturais de um ecossistema florestal de forma a garantir sua perenidade.
- Processos-chave envolvidos: sombreamento do solo, polinização, dispersão de sementes e propágulos, oferta de alimento e abrigo (atração de fauna), estratificação (formação de banco de sementes, banco de plântulas, estrato herbáceo, estrato arbustivo, epífitas e lianas), estabelecimento de espécies arbóreas tardias e clímaces (ciclos de vida longos).
Como se inicia um projeto de restauração ecológica?
- Primeiro, verifica-se o potencial de restauração de cada uma das áreas com base no histórico de degradação, aptidão agrícola e espécies presentes;
- Depois, elabora-se uma estratégia de condução da área em restauração, o qual se inicia com o isolamento dos fatores de degradação (gado, formigas, fogo, etc), condução da regeneração natural (eliminação de espécies competidoras, adubação, etc), seguido de adensamento e enriquecimento por meio de plantio.
Quais são as fases da restauração ecológica?
- A restauração pode ser dividida em duas fases:
- a primeira é a fase de estabelecimento da fisionomia florestal, que bem conduzida leva de 2 a 6 anos em média. Esta fase consiste fundamentalmente na cobertura do solo (sombreamento) por espécies pioneiras e secundárias;
-
- a segunda é a fase de condução da trajetória ecológica da floresta para uma situação similar a um ecossistema de referência próximo, geralmente feito por meio de manutenções periódicas, plantios de enriquecimento (serviço de acompanhamento) e um serviço de monitoramento especializado. Esta fase leva de 6 a 20 anos para se consagrar (os principais indicadores são a estratificação do perfil florestal e o aumento espontâneo da riqueza e diversidade de espécies na área).